Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Diversos:
  Animais Perigosos
  Artigos
  Big Austrália
  Cassinos e Loterias
  Desastres Naturais
  Dicas Gerai
  Dicas Femininas
  Dicionário OZ
  Fauna Australiana
  Flora Australiana
  Informações úteis
  Jornais Online
  Surf na Austrália
  Testes Culturais

 

 

Link Patrocinado

Clima 
na 
Austrália

O clima na Austrália para quem gosta de Sol, dias claros, e céu azul, é incomparável com qualquer outro país do mundo. Na Austrália simplesmente quase não chove (ou não chovia pois com a mudança do clima isso pode estar mudando). É considerado um dos países mais secos do mundo. Em alguns dias do ano, a única chuva que cai são dos olhos dos fazendeiros e das prefeituras, chorando pela seca nas plantações e pelo nível baixo das represas. Por outro lado quando São Pedro resolve mandar água lá de cima, a coisa pode ficar literalmente preta, com inundações, queda de pontes, fechamento de estradas, isso sem falar do olhar deprimente das gaivotas, periquitos, e cangurus debaixo do temporal. 

Nota: veja as temperaturas médias das principais cidades da Australia no final da página.

Por falar em chuva, ela pode cair no quarteirão ao lado enquanto um outro à menos de 1 km de distância permanece seco. Os respingos podem durar apenas alguns minutos. O website da meteorologia australiana  chamdo BOM é o websites mais visitados pelos Australianos na Internet (www.bom.gov.au) e dificilmente erra uma previsão. Eles tem duas definições para chuva: Uma quando se referem a "Showers", que como o nome diz, são chuveiradas ou chuvas isoladas. Quando se referem a "Rain" estão é porque vai chover de verdade, provavelmente em todos os pontos da cidade. Agora, quando se referem a "Hail", é melhor você procurar um abrigo e botar seu carro na garagem porque vai chover bolas de gelo do tamanho de bola de tênis. Se você vier à turismo por poucos dias na Austrália, nem precisa trazer guarda-chuva porque se chover, está cheio de guarda-chuva made in China sendo vendidos baratinho em lojas como a Warehouse, e muitas outras. Outro ponto é que nos últimos 7 anos não me lembro de ter chovido por mais de 3 dias consecutivos, e mesmo assim, foram os tais dos showers, nada de Rain. Ao invés de guarda-chuva, traga óculos de Sol.

Durante o Inverno o frio e o calor se revezam constantemente. O dia começa gelado, como foi o caso de hoje na Gold Coast quando escrevi essa página. Lá fora tava 5 graus às 6 horas da manhã, além de um céu azul de dar gosto. Foi incrivelmente difícil sair da cama. Na medida que o dia avança, inicia-se um strip-tease coletivo pois a temperatura vai chegar nos 21 graus logo depois do meio dia, para depois colocar tudo de volta ao escurecer. Durante o inverno, que pode começar em Maio e terminar em final de Agosto, a temperatura é sempre gostosa durante o dia, mas de noite e de madrugada esfria bastante, e um casaquinho ou cobertor de orelha torna-se fundamental. No Inverno neva em alguns pontos da Austrália, principalmente nas montanhas, entre New South Wales e Victoria, onde a temperatura pode chegar a 8º abaixo de zero. As Estações de Esqui na Neve na Tasmania e New South Wales sempre dão boas vindas aos invernos rigorosos. No Norte da Austrália (entre o trópico de Capricórnio e a linha do Equador) o Inverno não é frio, pelo contrário, é a melhor época para viajar a região.

Durante o verão o bicho pode pegar, com temperaturas podendo bater os 40º, como num infeliz verão em Melbourne, onde eu de terno e gravata, peguei 44º na sombra. Só não me escafedi por causa de uma Biblioteca Pública, cujo ar condicionado era o melhor do planeta. O Outback e os Desertos Australianos são zonas proibidas nessa época do ano. É coisa para cobra e largatixa somente, e mesmo assim só para as que usam boné e abanador. A temperatura por lá passa dos 50º e ainda por cima não tem sombra. Os verões são quentes em todas as cidades, e pode haver uma sequência de 10 dias seguidos de temperatura de 38º agravada por um vento quente insuportável que parece saído de um forno aberto. O pior é que chega às 10 da noite e o calor não melhora. A vontade que dá é de ir visitar um amigo cuja casa tenha ar condicionado em plena meia-noite. Ventilador e ar condicionado são fundamentais, e o cobertor de orelha tem que se manter afastado(a) de você senão evapora ao contato. Sem dúvida nenhuma, o verão é a pior época para a reprodução humana na Austrália. O lado positivo é que as praias são maravilhosas e ficam cheias de gente e o período de calor extremo é curto, sendo o restante do tempo bastante agradável. O Verão na Austrália começa em meio de Dezembro e acaba em Fevereiro.

Nas outras épocas do ano a temperatura é deliciosa, só interrompida de vez em quando por um vento murrinha vindo do faroeste que atrapalha algumas atividades ao ar livre. De qualquer forma a Austrália tanto no Verão quanto Inverno, tem a maioria dos dias do ano ensolarados e com temperatura agradável. Tem até cidade que compete com a outra, anunciando nos meios de comunicação..."Venha visitar a nossa cidade, pois garantimos 360 dias de Sol por ano". E a cidade vizinha faz a mesma coisa dizendo:" Não... você tem que vir para a nossa, porque garantimos 361 dias. Um dia extra para você.", e por aí vai.

Curiosidades sobre o tempo na Austrália:

  • Cidade de Clima mais doido: Melbourne - Pode iniciar o dia gelado e ensolarado, nublar, e ensolarar de novo, chover, fazer sol, cair a temperatura, subir a pontos escaldantes, e descer de novo. É um tal de tira e bota casaco impressionante. Os Australianos que não são de Melbourne, dizem que a cidade tem todas as estações do ano em um único dia.

  • Cidade onde mais chove: Sydney - Apesar de chover pouco, quando chove em Sydney chove por alguns dias consecutivos, e apesar de não ter a mesma incidência de chuvas, bate Melbourne no total de mililitros anuais.

  • Cidade que mais venta: Perth e Hobart - Recebem ventos constantes do Oceano Índico, normalmente das 10 horas da manhã até um pouco antes do anoitecer.

  • Cidade mais seca: Adelaide e Brisbane - Por algum motivo a chuva sempre vai na direção delas, mas quando chega perto ou cai antes, ou passa direto para cair mais adiante.

  • Cidade mais húmida: Cairs e a cidade mais molhadinha da Austrália por estar na zona tropical. Tanto Cairns como Port Douglas tem alta humidade no ar, dando algumas vezes aquela sensação de cozinhamento no vapor.

  • Ciclones são comuns entre os meses de Dezembro e Maio no Norte, Nordeste, e Noroeste da Austrália, provocando inundações na região e ventos destruidores.

  • O clima da Austrália é classificado oficialmente da seguinte forma: Tudo o que está acima do trópico de Capricórnio é considerado Clima Tropical, e o que estiver abaixo é considerado Clima Temperado. A propósito, a Austrália encontra-se inteiramente no Hemisfério Sul abaixo da linha do Equador, e não é cortada pela mesmo.

  • O Buraco do Ozônio na Austrália é mais em baixo, ou seja, comeram todo o ozônio que tinha por aqui, e por isso o Sol queima mais que cardume de água-viva. Se não usar protetor solar +30 do tipo graxa, a pessoa torna-se um sério candidato(a) a pegar um cancer de pele estilo australiano. A necessidade de se proteger do Sol na Austrália é imperativa.

Website da Australia para previsão do tempo  www.bom.gov.au

Temperatura nas Cidades: As temperaturas abaixo são uma espécie de média registrada ao longo dos anos, e não quer dizer que a máxima ou a mínima que você irá experimentar serão as mesmas. Nos últimos dois anos por exemplo, os verões têm sido bem mais quentes, e os invernos mais frios. Veja abaixo o quanto você vai transpirar ou congelar...

  • Adelaide
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 15 30
Outono: Março - Maio 12 23
Inverno: Junho - Setembro 5 15
Primavera: Setembro - Novembro 11 22
  • Brisbane
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 21 32
Outono: Março - Maio 17 26
Inverno: Junho - Setembro 5 21
Primavera: Setembro - Novembro 15 25
  • Melbourne
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 20 28
Outono: Março - Maio 12 24
Inverno: Junho - Setembro 5 16
Primavera: Setembro - Novembro 10 23
  • Perth
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 20 32
Outono: Março - Maio 17 26
Inverno: Junho - Setembro 6 20
Primavera: Setembro - Novembro 14 23
  • Sydney
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 18 29
Outono: Março - Maio 15 25
Inverno: Junho - Setembro 5 20
Primavera: Setembro - Novembro 14 23
  • Hobart
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 14 22
Outono: Março - Maio 8 19
Inverno: Junho - Setembro 3 13
Primavera: Setembro - Novembro 9 18
  • Canberra
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 14 27
Outono: Março - Maio 8 20
Inverno: Junho - Setembro 1 10
Primavera: Setembro - Novembro 6 18
  • Darwin
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 24 34
Outono: Março - Maio 23 32
Inverno: Junho - Setembro 21 30
Primavera: Setembro - Novembro 22 32
  • Cairns
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro - Fevereiro 23 32
Outono: Março - Maio 20 30
Inverno: Junho - Setembro 19 27
Primavera: Setembro - Novembro 20 30
Luizão adora quando chega o Verão na Austrália
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.