Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Bancos
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Esportes
  Hábitos
  História
  Hobbies
  Jeito de ser
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Governo
 da Austrália

 Em 1901 a Austrália tornou-se uma federação, deixando de depender da Inglaterra e passando a ter suas próprias leis e autonomia de governo. Não houve uma independência relâmpago, mas sim uma transição suave e gradual de poder da Inglaterra para a nova Austrália independente. Os laços de amizade e devoção à pátria mãe continuaram com o passar dos anos e até hoje mostram sinais de repeito, apesar da Coroa Inglesa não mandar mais nas leis e no governo australiano. Um Governador Geral apontado pela Rainha, foi (e até hoje é) enviado como representante da Inglaterra na Austrália, mas sob as ordens do ministério australiano.

A Federação australiana é composta por 6 estados: Tasmania, West Australia, South Australia, Victoria, New South Wales e Queensland, além de 3 territórios: Australian Capital Territory, Northern Territory, and Norfolk Island. Também possui ilhas pequenas como a Coco Island, mas essas são consideradas apenas possessões, com um representante nomeado pelo governo para administrá-las. A constituição (1901) dita que todos esses estados, territórios e possessões sejam administrados por um governo central e nacional, chamado de Commonwealth. A constituição também define os poderes que o governo central e os governos estaduais têm em legislar, tanto que cada estado possui além de leis federais, suas próprias leis que são diferentes de estado para estado. Exemplo: Em New South Wales precisa comprar uma licença para pescar, já em Queensland não. Essas leis diferentes de estado para estado sempre causam grande confusão, principalmente para os estudantes e viajantes interestaduais. As leis votadas no parlamento são chamadas de Bill.

O Sistema de Governo na Austrália é Parlamentarista onde partidos políticos elegem um representante nas eleições gerais, e um primeiro ministro. Este primeiro ministro pode ser mudado caso não consiga realizar os programas de governo, ou se não obter a maioria das cadeiras no parlamento ou ainda, não consiga realizar coalizões com outros partidos para obter a maioria. No Parlamento são eleitos 72 senadores, sendo 12  eleitos para cada um dos 6 estados, e 2 para cada território. Senadores de estados tem mandato de 6 anos, enquanto os de territórios de somente 3 anos. Para uma Bill entrar em vigor e necessário que seja aprovada pelo senado. O Congresso é chamado de House of Representatives, e é constituído de 150 membros cada qual de um partido registrado. O partido que tiver a maior quantidade de membros eleitos forma o governo e indica o primeiro ministro. Ou seja, a maioria tem que ser absoluta o tempo todo senão o governo dança, e outro e colocado no lugar pelo partido que tiver a maioria. Os membros da House of representatives (entenda como deputados) são eleitos por um período de 3 anos. Tanto os membros do senado como da House of representatives compõem o chamado Ministry. Em tempo, votar é compulsório na Austrália, sob pena de multa para os faltosos sem justificativa.

Paralelamente ao governo os 3 poderes estão presentes, só que o Judiciário é independente do ministério (ministry). Em outras palavras, o governo é obediente ao poder legislativo e executivo, enquanto o Judiciário só trata de assuntos legais obedecendo cegamente a constituição. Canberra é a capital da Australia e sede do Parlamento Australiano, tendo sido criada só para esse fim, no chamado Australian Capital Territory(ACT).

O Primeiro Ministro da Austrália chama-se Julia Gillard que substituiu Kevin Rudd ( Labor Party) eleito em Novembro de 2007 após 12 anos de governos do conservador John Howard.

Partidos Políticos da Austrália:

Australian Democrats (AD)
Australia First Party
Australian Greens
Australian Reform Party (ARP)
Australian Women's Party (AWP)
Communist Party of Australia (CPA)
Democratic Socialist Party (DSP)
Labor Party (ALP)
Liberal Party of Australia (LP)
National Party of Australia (NP)
NT Country Liberal Party (CLP)
Alguns eleitores australianos de boca aberta com o resultado das eleições
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.