Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Bancos
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Esportes
  Governo
  História
  Hobbies
  Jeito de ser
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Uma Breve
 História
da Austrália

O Descobrimento: Uma das características interessantes da Austrália, é que ao contrário da América do Sul, do Norte, e das Índias, a Austrália só foi descoberta em 1642. Antes disso ninguém queria. Os Portugueses passaram ao largo da Austrália, trocaram olhares com os Espanhóis que vinham por Bombordo, deram um peidinho, xingaram a mãe uns dos outros, e foram embora. Isso ocorreu antes de 1600, ou seja, tanto Portugal quanto Espanha deixaram de ter uma filial na Oceania, e resolveram dar de graça (sem trocadilhos por favor), para um Holandês chamado Abel Tasman que em 1642 chegou numa ilha ao sul da Austrália, e por ser muito vaidoso, chamou-a de Disneylandia, digo, Tasmânia.

Na verdade, o primeiro Inglês que avistou o grande continente Australiano, foi um ex-pirata de carteirinha chamado Willian Dampier. Dampier que quase afundou o barco nos arrecifes da costa oeste da Austrália (Oceano Índico), chegou, olhou para terra, e só viu deserto. Não viu nem uma nativa gostosa para comer, tão pouco encontrou comida ou água para beber, a não ser uma lagartixa sem vergonha que resolveu encarar o temível pirata (fotoacima). Ainda por cima, chegou a conclusão que não havia nada para saquear a não ser areia do deserto, sendo que os únicos bens materiais dos Aborígenes, eram meia dúzia de lanças de madeira. A temperatura estava de rachar bandeira de caveira em topo de mastro, e o encalorado pirata suando feito o Luizão, deu meia volta e foi embora tal e qual a turma da Península Ibérica. Antes de sair porém, deu uma última olhada para a terra, e comentou aos prantos com o restante da tripulação:-"Nunca imaginei que um país pudesse ter uma população tão miserável quanto este". Buááá!

Somente uns 100 anos depois, em 1768, o intrépido Capitão James Cook descobriu a Austrália. Ele foi mandado para o Taíti, com o intuito de estudar o trânsito de Vênus nos céus do Pacífico Sul. Na volta, talvez com o pescoço duro de tanto olhar pro céu, chegou a conclusão que as terras que via na proa da embarcação não eram as famosas "Terras do Sul", agora muito cobiçadas por Portugal e Espanha, mas sim a Nova Zelândia. Circunavegou a dita Ilha, e depois de avistar vários Maoris Canibais que babavam da praia, e acendiam fogueiras incansavelmente, o Cook resolveu botar o Endeavour para prosseguir viagem rumo Oeste. Finalmente, em 1770, ele teve a certeza que tinha aportado nas Terras Australis, ou Austrália para os íntimos. Foi quando ao desembarcar, e celebrando com muita birita junto com a tripulação a grande descoberta, proclamou a famosa frase..."Cook de bêbado não tem dono!"

Curiosidade: (muitos garantem que esse fato é verdadeiro) Quando o Capitão Cook desembarcou na Austrália, encontrou um Aborígene, e perto dele havia um Canguru. O Cook então apontou para o animal e perguntou o nome do bicho, no que o Aborígene respondeu: Kangaroo. De volta à Inglaterra, relatou que na Austrália havia um animal que parecia um rato gigante, e que os nativos o chamavam de Kangaroo. Muitos anos depois, descobriu-se que Kangaroo no dialeto local significava " Eu não entendo picas do que você está falando". Verdade ou não, o nome Kangaroo ficou até os dias de hoje.

Em 1779, Os Americanos já estavam  de saco cheio de receber convictos, ladrões, e trapaceiros Made in England, e resolveram dar um basta no assunto. A Coroa Inglesa, sem lugar para enfiar toda essa "Buena Gente", resolveu mandá-los de férias permanentes, sem passagem de volta para as recém-descobertas Terras Australis. Em 1787 chegaram 750 eles. O navio chegou bem, apesar de sem os mastros, o leme e o timão, que misteriosamente sumiram durante o trajeto. Onze anos depois, e entediados da Botany Bay, que de baía protegida não tinha nada (os navios sempre insistiam em dar uma volta por conta própria nas areias da praia), eles resolveram navegar mais para o Norte. Descobriram um porto muito bom e abrigado, e que hoje se chama Sydney. Até 1868, chegaram mais de 168.000 condenados Ingleses para cumprir pena na Austrália. Aliás, alguns Australianos de hoje têm vergonha do fato de serem descendentes de pessoas que por pouco escaparam da forca. Não eram só simples ladrões de galinha, eram pessoas barra pesada, do tipo 14 assassinatos nas costas, e por ai vai.

A Colonização:  com tantas mãos hábeis convencidas no chicote a cortar árvores e construir casas, as coisas andaram muito rápido, e vilas prosperaram. Ovelhas foram inportadas para servir de comida e também para virar casacos. Como não havia nada mais para fazer a não ser ver Canguru pulando, o jeito foi explorar o interior. Doce ilusão, pois bastaram sair da faixa verde do litoral, para cair num imenso deserto que parecia não ter fim. Temperaturas de mais de 50 graus, pum tão seco que fazia "puff", e nada para beber ou comer, fizeram da empreitada um pesadelo. Mas mesmo assim alguns poucos conseguiram chegar ao outro lado da Austrália, mas também muita gente morreu, de sede, de fome, e por se perderem em tal imensidão dos desertos. Mas a Austrália estava desbravada de Norte a Sul. Em 1830, o envio de convictos já havia sido suspenso (talvez pela dificuldade do Navio chegar inteiro) e a quantidade de terras livres à serem trabalhadas começou a atrair muitos fazendeiros ingleses. Eles eram livres, desprovidos de riquezas, e trabalharam muito duro com a pá e a enxada, e isso refletiu na sociedade de hoje na Austrália onde não se descrimina o tipo de trabalho que uma pessoa faz. O trabalho de colonização foi muito duro e todos pegavam no pesado de sol a sol, tentando desencalhar o Luizão de Bondi Beach.

Daí em diante, os principais fatos foram os seguintes:

  • 1851 - Descobriram muito Ouro no estado de New South Wales, e logo em seguida em Victoria. Minas de ouro começaram a ser descobertas em várias outras cidades da Austrália (a Austrália hoje possui as maiores reservas de ouro no mundo). O fato rapidamente caiu na boca do povo e aventureiros do mundo inteiro, principalmente Chineses. Por uns tempos ficou difícil de andar pela Austrália sem cair num buraco (muito parecido com as estradas brasileiras).

  • 1854 - Única batalha até hoje travada em solo Australiano. Garimpeiros queriam abolição da taxa de mineração e enfrentaram as autoridades e os militares. Paralelamente, Chineses foram espancados, atacados e discriminados por trabalharem por menos dinheiro que os Australianos.

  • 1880 - Primeiro navio refrigerado, permitiu a exportação de produtos perecíveis. O comércio exterior deu um salto, e a produção Australiana também. A Austrália torna-se um dos maiores países exportadores do mundo, só perdendo para os Estados Unidos. Da Nova Zelândia sentia-se o cheiro de pum de ovelhas de Austrália e vice-versa.

  • 1901 - A Austrália oficialmente torna-se uma federação independente da Inglaterra, apesar dos laços de amizade e devoção continuarem. A competição cresceu entre as duas nações principalmente sobre qual mulher era a mais bonita e qual a mais dragão.

  • 1914 - 1945 - A Austrália também participou das duas grandes guerras mundiais, sendo que na Segunda teve seu solo atacado pelos Japoneses. Grandes baixas nas duas guerras ocorreram.

  • 1931 - Austrália entra em grande depressão econômica com 1/3 da população ativa desempregada, e o restante em estado de semi-pobreza. Até Canguru estava triste, e os corvos ao invés de gritar Ha, Ha, Ha, tavam gritando.."No meu não".

  • 1948 - 1968 - Operação Populate or Perish (popular ou sucumbir) atrai 800.000 imigrantes de todas as partes do mundo. Ninguém mais se entendia, e deve ter sido nessa época que surgiu o novo dicionário de Inglês Australiano. Houve também mudanças do sistema Inglês de pesos e medidas para o sistema métrico decimal. A Libra é abolida e surge o Australian Dollar, hoje cobiçadíssimo por todos os australianos, inclusive eu.

  • 1974 - Ciclone Tracy atinge Darwin no dia de Natal, literalmente destruindo cada casa ou construção que a cidade tinha. A cidade foi reconstruida totalmente a partir do nada em menos de 3 anos. Esse foi o pior desastre natural que a Austrália já enfrentou.

  • 1991 - Recessão na Austrália, com nível de desemprego jamais visto desde 1931. Os Cangurus voltaram a ficar tristes, e pararam de pular alegremente nas estradas federais. Praticamente não houve mortes desses animais nesse ano, pois ninguém tinha grana para botar gasolina e atropelar Canguru.

  • 2003 - Menor nível de desemprego em mais de 20 anos (5.6%). Euforia e dinheiro no bolso. Boom de compra de imóveis faz os preços da casa própria disparar. Algumas valorizaram mais de 80% em menos de 1 ano. Cangurus voltam alegremente a pular nas estradas federais. 15.000 foram atropelados.

  • 2004 - Primeiro ministro John Haward é re-eleito por mais um termo de mandato, somando um total de 8 anos no poder para o partido Liberal. Austrália tem participação ativa no Iraque apoiando as tropas de coalizão contra o terrorismo. Construção civil tem um decréscimo mas continua forte. Taxa de Desemprego é muito pequena e como falta mão de obra especializada em vários setores estão convidando profissionais de fora para imigrar. Os Cangurus estão apreensivos, pois não conseguem encontrar médicos veterinários em número suficiente para tratar os atropelamentos.

  • 2005 - Ano nem fede nem cheira, muito parecido com 2004. Crise na Saúde põe o Governador de Queensland em cheque, depois que o Doutor Morte do hospital de Bundaberg, foi denunciado por não ser qualificado para exercer medicina, causando a morte de muitos pacientes. Falta enfermeira (gostosa) em todos os hospitais, e principalmente, lá em casa. Gangues de adolescentes Libaneses em Cronulla Beach perto de Sydney, enfrentam grupos de Australianos. A porrada comeu, e só parou depois que a polícia se mudou para o bairro. Uma porradinha no Ano Novo virou notícia internacional, quando um brasileiro foi agredido em Burleigh Heads (Gold Coast) por australianos bêbados. Tentaram levar o caso como racismo, coisa que decididamente jamais presenciamos na Austrália. 

  • 2007 - Portal Oceania é lançado na Internet causando "frisson" entre os Cangurus da Australia. Até na festa de lançamento houveram disputas acirradas para tentar um convite (foto abaixo). Golpes baixos, chutes no saco, patadas, capoeira, entorta rabo, e muitas outras baixarias, testemunharam o lançamento do mais completo site na Internet sobre a Austrália.

  • 2010 - Kevin Rud o primeiro ministro da Austrália foi retirado do cargo para a entrada de Julia Gillard do mesmo partido. Essa manobra política sem precedentes, por pouco não fez o Governo perder a maioria no Parlamento, que teve que negociar com parlamentares "Independentes" para conseguir a maioria.

oh cara, chute no saco não vale pô!
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.