Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Austrália:
  Artes
  Bancos
  Carros
  Comida
  Comunicações
  Custo de Vida
  Economia 
  Governo
  Hábitos
  História
  Hobbies
  Jeito de ser
  Leis
  Os Aborígenes
  Os Europeus
  Os Imigrantes
  Padrão de Vida
  Segurança
  Seguros
  Transportes

 

 

Link Patrocinado

Esportes
 na Austrália

 O Australiano é um competidor nato, considerado um dos povos mais competitivos do mundo em qualquer área, incluindo na de trabalho. No Surf por exemplo, quebraram a hegemonia de longos anos dos Havaianos e dos Californianos e trouxeram vários títulos mundiais para a Austrália. Ainda no Surf, companhias como Billabong e Rip Curl, derrotaram outras grandes no ramo de confecção para ser tornarem ditadoras da moda jovem mundo afora. Vários tipos de esportes são praticados na Austrália devido principalmente ao clima favorável para esportes ao ar livre. 

O Rugby é o esporte mais popular na Austrália, existindo 3 divisões: a Rugby Union, Australian Rules e a Rugby League. Na verdade apesar de serem bastantes parecidos cada um tem regras diferentes. A grande maioria dos Australianos chamam o Rugby de "Footy", ou seja tanto faz que divisão for, que é tudo Footy e esta acabado. O Rugby tem a mesma importância para um Australiano do que o Futebol tem para um Brasileiro. A cidade australiana onde ocorre o maior fanatismo pelo Rugby é Melbourne. Para ler em português detalhes de como o Rugby é jogado clique aqui.

  Cricket é o segundo mais popular esporte praticado, com longas e infindáveis partidas sendo transmitidas pela televisão no fins de semana. Os jovens Australianos nas escolas costumam praticar na hora do recreio, e também é comum ver famílias inteiras jogando em parques e praias. Em cidades pequenas, um dos grandes programas de famílias inteiras nos fim de semanas, é ir ao campo local e depois de assistir a uma partida jogada pelos filhos, vem a vez dos mais velhos, tudo regado com cerveja gelada acompanhada de salsichas grelhadas na chapa.

Golfe é o terceiro mais praticado, e o número de campos de Golfe em cada cidade Australiana é de entortar o bastão. São vários clubes que ao mesmo tempo que tem seus associados, também aceitam jogadores pagantes. Esses clubes são verdadeiras empresas, com lojas de materiais dentro, além de áreas específicas para treinamento ou jogo. O Golfe na Austrália é praticado por pessoas de todas as classes sociais.

Soccer ou Futebol como é chamado no Brasil, é um esporte secundário na Austrália, talvez pelo fato de nunca ter ganho campeonatos que elevasse o esporte a uma categoria de maior popularidade, como é o caso do Rugby. Entretanto, vários clubes como Clube Italiano, Clube Espanhol, e muitos outros, tem aos sábados treinamentos com uma garotada muito grande que tem um futuro promissor. Técnicos (importados com licença Australiana) ensinam nesses Clubes. Também os Socceroos, como é chamada a seleção da Austrália, tem apresentado melhores resultados em torneios internacionais, além do canal de televisão SBS ter uma programação exclusiva para o Soccer.  A classificação da Austrália para a copa de 2006, e exatamente no grupo do Brasil, com certeza vai aumentar a popularidade desse esporte na Austrália.

Remo é o quarto mais praticado e envolve os mais modernos barcos de fibra de carbono com estilos e tamanhos diferentes. Nos canais da Gold Coast e em canais de outras cidades Australianas, o remo tem seus adeptos em todas as idades.

Vela é um esporte pouco praticado comparando-se com outros esportes náuticos. A situação financeira permite a várias pessoas praticarem esse esporte, mas as embarcações a motor tem absoluta preferencia popular. Mesmo assim, existem cidades que a vela é bastante significativa como é o caso de Sydney, Melbourne e nas ilhas Whitsundays. A competição Hobart-Sydney e outras internacionais conseguem atrair grande interesse. 

Ciclismo é outro esporte que cativa os Australianos e é praticado em qualquer cidade. A quantidade de praticante é bastante grande, e é difícil uma manhã que não se veja ciclistas treinando, seja individualmente ou em grupos de até 200 ao mesmo tempo. É praticado nas ruas e por ambos os sexos e idades. Lojas de Bicicletas e artigos para a prática do esporte só perdem em quantidade para as de Surf e Pesca.

Artes Marciais são bastante praticadas e existem diversas academias com praticamente todos os estilos de lutas incluindo a Capoeira do Brasil. A popularidade dessas academias tem como origem a necessidade de profissionais de vários departamentos do governo como a Imigração, a Polícia, e Seguranças de estabelecimentos comerciais, aprenderem defesa pessoal para o dia a dia de trabalho. Porém, não é muito divulgada nem na TV nem nos jornais, e para dizer a verdade, nunca vi um calendário de competições. 

Bowling é um jogo cujo objetivo é posicionar uma bola o mais perto possível de uma bola menor branca a alguns metros de distância. Bowling é praticado por uma enorme quantidade de pessoas em clubes espalhados por todas e qualquer cidade, não importa o tamanho. Esse jogo é um dos passatempos preferidos dos aposentados, e todos os dias da semana. Milhões de aposentados se encontram nos clubes no período da manhã para praticar devidamente uniformizados de branco, como manda a tradição.

Volley Ball - Basket Ball, são jogos muito pouco praticados pelos Australianos e nas escolas praticam mais o Netball. Em Sydney e na Gold Coast, existem algumas redes de volleyball que são montadas esporadicamente nas Praias de Bondi & Manly e em Sufers Paradise para o Beach Volley, mas mesmo assim o jogo não atrai  muita atenção por parte da população, exceto em campeonatos internacionais.

Natação é muito popular e bastante praticada em escolas, Clubes,  e tem sido favorecido principalmente pelo fato de nos últimos anos, os Australianos terem batido e mantido vários recordes mundiais. Prefeituras de várias cidades ainda mantem piscinas públicas para a prática do esporte, sendo que as piscinas de cidades mais frias no inverno, como Melbourne e Sydney, possuem aquecimento.

Caça Submarina, que alguns não consideram esporte, também é pouco praticada principalmente pelo fato de onde as águas são mais quentes e propícias como é o caso de Queensland, a maior parte da costa é protegida por parques marinhos. Mesmo com muitos outros lugares propícios, não é muito popular entre os Australianos.

  Automobilismo O amor dos australianos pelo automobilismo é forte e o país já ganhou 4 mundiais de F-1 com Jack Brabham e Alan Jones. Os Australianos são grandes entusiastas dos eventos internacionais de F-1 ( Melbourne) e Champcar e Formula Indy realizados na Australia. Atualmente tem um grande ídolo na F-1, o Mark Webber. Além desses campeonatos internacionais possuem campetições profissionais em todos os estados, com carros de passageiros das marcas Holden Commodore e Ford Falcon, os chamados V8 supercars. 

Tênis- com um clima favorável a atividades ao ar livre, o esporte é bem popular e praticado nas quadras públicas e privadas que existem em todas as cidades australianas. O Tênis é ensinado nas escolas, além de academias particulares e os torneios passam na televisão atraindo grande público. Em Janeiro 2003 Lleyton Hewitt foi o jogador número 1 do mundo. O Australian Open em Melbourne é um do mais importantes campeonatos de Tênis internacionais.

Dentre os esportes mais populares da Austrália estão o Surf e a Pesca amadora. A Impressão que se tem é que todo o Australiano já nasce sabendo falar duas palavras, Fish e Surfboard. Talvez por serem esportes cujo material não custa muito para adquirir. Os Australianos parecem ter água salgada no sangue, e todos os esporte náuticos e ligados a água são bastante populares. Muitos pescadores de ponte, a primeira coisa que fazem ao ter uma folga financeira, é comprar um barquinho a motor, e o resultado é que talvez em nenhum lugar do mundo você verá tanto barco motorizado quanto na Austrália. Cada região difere principalmente em relação ao clima, e outros esportes como Esqui Aquático, Esqui na Neve, Jet Ski, Para-quedismo, Montanhismo, também tem seu lugar ao sol dependendo do local e estação do ano.

Mary Help (foto), recordista australiana de empilhamento de pedra, derrotou recentemente o Gaulês Obelix, tendo consequido a proeza de empilhar todas as pedras do Geeraween National Park em menos de 2 dias
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.