Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Austrália

Austrália

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Austrália Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópicos Vistos:
  Visto de Turista
  Visto de Estudante
  Visto de Trabalho
  Visto Negado
  Renovar Vistos
  Imigrar
  Obter Cidadania
  Agentes-Imigração
  Nível por País
  Dois Passaportes
  Ficar Ilegal
  Vistos-Dicas
  Vistos-Links
  Vistos-Noticias

 

 

Link Patrocinado

Vistos
para 
Austrália
F.A.Q.

  Atenção: Todas as informações contidas neste tópico servem somente como um guía, e podem estar desatualizadas. O Departamento de Imigração da Austrália constantemente modifica e atualiza suas normas e requerimentos para praticamente todos os tipos de vistos. Para informações corretas e atuais, consulte diretamente o website oficial da Imigração Australiana (em Inglês).

Encontramos em Brisbane, o torneiro mecânico e líder do Partido das Cangurus Trabalhadores, o Dr. Cangalula. Como pode ser observado na foto acima, o Dr. Cangalula adora voar de jato, tanto que adaptou uma turbina nas próprias costas. Também nota-se que ele perdeu a ponta da pata direita num acidente num torno, coisa que não faz falta para administrar o "horão" (na Austrália paga-se por hora ou por semana, e não por mês). Apesar de nunca ter se formado em necas de pitibiribas, o Dr. Cangalula é carinhosamente chamado pela população local de Canguru Barbudo, coisa que o deixa puto da vida pois afinal, como ele mesmo diz, " Ninguém entendi mais de estética nesse país do que eu", (ele queria dizer ética). De tanto falar besteira, seu desafeto Bob Jeff enfiou uma corneta na boca dele, e agora tudo o que ele faz é pentelhar a paciência, dar entrevistas, e aparecer em fotografias. De qualquer forma para aparecer na Internet ele resolveu nos dar uma entrevista sobre Vistos para a Austrália. A entrevista está a seguir.

1) Dr. Cangalula, porque lhe chamam assim?
R: Porque eu nasci no Nordeste da Austrália, e lá Canguru passa tanta necessidade, que já nasce com o rabo preso o então perneta.
2) Dr. Cangalula, me diga uma coisa, quem precisa de visto para entrar na Austrália?
R: Qualquer cidadão de qualquer país, menos os da Nova Zelândia. Dependendo do nível do país, a retirada do visto poderá ser mais ou menos burocrática. Para os países de nível 1, o Visto pode até ser retirado online pela Internet. Já se o país for de nível 4, vão querer saber até mesmo qual a marca do seu creme dental.
3) E o visto tem que ser retirado no país de origem ou pode ser solicitado de qualquer país?
R: De qualquer país onde você estiver, através da embaixada ou consulado da Austrália mais próximo. O único problema é que os documentos que serão solicitados, deverão estar em Inglês ou na língua do país, e se sua língua nativa não for aquela, você terá despesas extras para tradução e certificação dos documentos à serem apresentados.
4) Se eu já estiver na Austrália com um tipo de Visto e depois quiser mudar para outro?
R: Olha, novamente depende da classificação do nível do seu país e depende do visto ou restrições que tiver. Em geral se você tiver um passaporte de nível 1 como muitos países da Europa, é tranquilo. Já se for nível 2 como os Brasileiros, só pode por exemplo, mudar do Visto de Estudante para Visto de Turista, o inverso não pode, tem que sair do país. Se tiver no passaporte a condição "no further stay" não pode nem mudar  e nem renovar dentro da Austrália (são em geral  aqueles que não comprovaram recursos financeiros suficientes).
5) Dr. Cangaralho, com um Visto de Turista quanto tempo um visitante pode ficar na Austrália? 
R: Depende, porque quem realmente dá o Visto é o oficial da Imigração na chagada no aeroporto. O Visto que se retira antes de entrar na Austrália é só um pré-visto. De qualquer forma o Visto de Turista dá direito de permanecer por até 3 meses, podendo ser estendido dentro da Austrália por outros 3 meses, a critério do DIAC (Departamento de Imigração). Visto de Turista para mais de 6 meses, podem ser obtidos de forma especial, explicando-se em detalhes a necessidade de ficar tanto tempo, além da capacidade financeira para tal. Lembre-se que trabalhar com visto de Turista é ilegal na Austrália, e pode acarretar em prisão e deportação. Em tempo, cangaralho por favor, é a vovozinha!
6) Desculpe Dr. Cangalula, escapuliu! Mas... e o pessoal com Visto de Estudante, esses podem trabalhar, não é ? 
R.: Podem os que fizerem um curso de mais de 12 semanas ou 3 meses. Depois que chegarem e iniciaram as aulas, podem solicitar uma permissão de trabalho para 20 horas semanais na imigração. Basta levar o passaporte, uma carta da escola dizendo que já começou o curso, e pagar uma taxa de uns A$ 60 ou A$ 70, não me lembro o valor. Nos períodos de férias e feriados, a pessoa pode trabalhar full time ou integral.
7) Se eu for com um Visto de Estudante e for casado ou acompanhado, meu parceiro poderá trabalhar também , ou obrigatoriamente terá que fazer um curso?
R.: Seu parceiro pode trabalhar 20 horas por semana sem precisar estudar, ou 40 horas semanais caso o curso seja de PHD ou Mestrado com pesquisa.  Nesse caso basta a pessoa pedir uma pemissão de trabalho no DIAC mas só depois que o parceiro com visto de estudante tiver começado o curso. Terá que provar que é seu acompanhante, casado ou de facto (relacionamento fixo e com mais de um ano).
8) Quanto tempo um Visto de Estudante vale?
R.: Vale pelo tempo de seu curso mais um mês, para você passear. De qualquer forma a pessoa pode estendê-lo dentro da Austrália desde que continue estudando. Por exemplo num curso técnico (ou universitário) de 2 anos, teria o visto de 2 anos + 1 mês.
9) E quais são os outros Vistos?
R.: Tem uns chamados Visto de Bruços, Visto de Frente, Visto de Lado, e o Visto de Cima. Mas falando sério, tem vários tipos de vistos além destes que já falamos. Tem Vistos para pessoas que vem a negócios para a Austrália, ou para quem quer comprar ou montar um negócio, além do visto de residência temporária, residência permanente, e do Working Holiday Visa
10) Como posso me informar sobre qualquer tipo de Visto Dr. Calango?
R.: Ah nem fale deste meu prato predileto que eu já fico babando. Sabe que meus médicos falaram pra mim parar de biritar e comer churrasco. Pois é, de todas essas coisas a única que me dá saudades são os calangos que eu comia na minha infância no sertão australiano. Aqui chamam eles de Iguanas, e tem um pequeno que se parece comigo, o bicho é barbudo. Na falta dela, eu engulo sapo mesmo. Bem Sr. brasuca, agora tenho que chegar, senão minha patroa me enfia a porrada. Até a Vista e vote sempre em mim!
11) Mas Dr. Cangalula, o Sr. não respondeu a pergunta!
R.: Companheiro! Para se informar de todos os Vistos para a Austrália leia o site da imigração. É porreta e arretado, pena que é em Inglês. Mas tem uma versão menor em Português da Embaixada da Austrália no Brasil. Um cheiro, meu rei!

Dona Cangapolva, esposa do Dr. Cangalula, conseguiu um "Visto de Cima" para a Austrália

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.