Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Onde Ficar
  Alugar Imóveis
  Comprar Imóveis
  Au Pair
  Albergues
  Bed & Breakfast
  Camping/Caravan
  Farmstay
  Homestay
  Hotéis e Motéis
  Para Estudantes
  Para Turistas
  Para Imigrantes
  Dicas Gerais
  F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

Real Estate na
Nova Zelândia

Real Estate em inglês significa propriedade, imóvel, e também Imobiliária. O agente de imóveis é chamado de Real Estate Agent, e é uma profissão totalmente regulamentada na Nova Zelândia, sendo que ninguém pode exercê-la sem ter passado por uma curso, estar registrado no sindicato da categoria, bem como licenciado pela prefeitura local. A profissão é  extremamente fiscalizada pelos orgãos de defesa do consumidor, e mesmo pelo governo, pois afinal nada é mais importante para um Kiwi do que um imóvel. Ele representa a segurança, o futuro garantido, e até mesmo a razão de viver. A coisa é tão importante, que os poucos Kiwis ricos que existem na Nova Zelãndia são pessoas que herdaram outros imóveis de gerações passadas. Para se ter uma idéia, uma casa à beira mar em Mt. Maunganui na Bay of Plenty, que há 100 anos atrás valia 7 mil dólares, hoje vale 7 milhões.

 Real Estate Agent, você vai conhecer um, a não ser que estaja indo a turismo, ou va se hospedar em Homestay, backpackers, hotéis e afins. Caso contrário, tanto para alugar como para comprar, você vai ter que conhecer aquele homem engravatado, ou a mulher vestindo blazer e um vestido na altura do joelho, ambos impecavelmente vestidos. Apesar de não ser obrigatório o uso de um Real Estate Agent para transações imobiliárias, ( o dono tem o o direito legal de alugar ou vender o próprio imóvel), 90% das transações de aluguel e compra e venda passam pela mão de um Real Estate. Existem muitas firmas registradas, porém umas cinco delas dominam o mercado, com lojas e escritórios espalhadas por todas as cidades, inclusive nas bem pequenas. Jornais de fim de semana são tão repletos de anúncios colocados pelas agências, que se remover a parte de Real Estate praticamente não sobra nada. Nenhum outro caderno bate o de Real Estate, e para economizarem espaço, usam abreviaturas de palavras, que deixam qualquer novato louco para interpretá-las. Depois de muitos anos consequimos como verdadeiros Sherlock Holmes, decifrar algumas pérolas das abreviaturas. Segue abaixo a lista das principais abreviaturas, para você não ter problemas ao chegar, em alugar ou comprar um imóvel na Nova Zelândia.

slug Single Lock Up Garage = Garagem fechada para um veículo
dlug Double Lock Up Garage = Garagem fechada para dois veículos.
Carport Estrutura coberta porém aberta para guardar o carro.
Off Street Off Street Parking = Vaga para carro descoberta, nas dependencias do imóvel
furn Furnished = Imóvel mobiliado
unfurn Unfurnished= Imóvel não mobiliado, Vazio.
p.w. Per Week = Preço por semana de aluguel
lge Large= Imóvel ou cômodo grande, espaçoso.
ens Ensuite = Quarto com banheiro acoplado
brm Bedroom = Quarto de domir
bthrms Bathrooms = Banheiros
f.fenced Fully Fenced = O imóvel é totalmente cercado ou possui um muro.
d/washer Dish washer =  possui máquina de lavar louças.
Unit Um apartamento ou Unidade dentro de um prédio.
Complex Um complexo de vários blocos de prédios num mesmo terreno
Home Casa simples normalmente com um ou 2 andares
Town House Casa normalmente com 2 andares em formato de pequeno prédio.
Granny Flat Uma pequeno apartamento (1 quarto) acoplado a uma casa.
ent. room Entertainment Room = Quarto separado para recreação.
Study Similar ao acima, porém menor, propício para estudos, leitura, etc...
Incl. Included ou Inclusive = Inclui ou está incluido.
BBQ Barbecue area = Área externa para churrascos ou assados.
Tiled O imóvel (ou cômodo) é com piso de madeira, lajotas ou cerâmica (sem carpete)
Cul-de-sac Rua sem saída.

 Lojas de Real Estate estão em cada esquina em cada cidade, e normalmente possuem uma vitrine bem ampla, onde são afixadas lindas fotos e descrições dos imóveis que se encontram para venda (os para aluguel normalmente não figuram na vitrine, salvo se forem de alto valor ou se o imóvel for comercial para lease). Essas vitrines tem um poder de atração gigante sobre os Kiwis, que acompanham a valorização do próprio imóvel através de outros nas imediações. Se a pessoa que estiver olhando sorrir, é porque o imóvel valorizou pra burro, se arquear as sombrancelhas é porque o valor continua o mesmo, e se balancar a cabeça para um lado só, é porque está perdendo na valorização.

Real Estates, trabalham em várias áreas para os interessados, como por exemplo, providenciar e juntar a papelada do imóvel, indicar advogados, avaliadores, bancos, e toda a parte legal que você terá que ter no caso de uma compra ou venda. O Real estate também administra aluguéis de curta ou longa duração, bem como promovem leilões, vendem e avaliam negócios para compra e venda, ou ainda, alugam imóveis comerciais (o aluguel de imóveis comerciais é chamado de "Lease"). A grande maioria dos agentes é honesta e idônea, pois caso contrário podem perder a licença e até mesmo irem parar na cadeia. Pelos termos da licença, um Real Estate tem a obrigação de vender ou alugar um imóvel pelo preco justo, sem inflacioná-lo, em outras palavras, pelo real valor de mercado. Só quem vende ou o proprietário que aluga, paga comissao para o Real Estate, o comprador ou inquilino não paga nada pelo serviço.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.