Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Diversos
  Artigos Diversos
  Animais Perigosos
  Cassinos e Loterias
  Clima da N.Zelândia
  Dicas Gerais
  Dicas Femininas
  Dicionário KIWI
  Fauna da N.Z.
  Flora da N.Z.
  Info-úteis
  Jornais Online
  Surf na N.Zelândia

 

 

Link Patrocinado

Desastres Naturais
na Nova Zelândia

A Nova Zelândia ou o país das longas nuvens brancas, coleciona vários deles na verdade todos os tipos de desastres naturais podem acontecer na Nova Zelândia, e muitos já aconteceram em tempos recentes. Pelo fato do país se encontrar virtualmente em cima do cinturão de fogo do Pacífico, o pau come nas profundezas da terra, e para completar, as latitudes que a Ilha do Norte e do Sul se encontram, recebem Ciclones do Pacífico bem como da Antártica. Prá piorar mais ainda, tem a tal briga das duas placas tectônicas, que torcem e retorcem a Kiwiland de um lado para outro, tentando quebra-la como um pedaço de galho de árvore. Quando o pau come pra valer, o calor  vai sair por algum orifício. Por isso a Nova Zelândia é sujeita a Terremotos, Erupções Vulcânicas, Ciclones, Tsunamis, Deslizamentos de Terra, Avalanches, Enchentes, Incêndios, Derramamento de Lahas, Gases Tóxicos, Tempestades de Neve, Ventanias, Maremotos,  Chuva de Granizo, Chuva de Cinzas, Tempestades Elétricas, Tornados, além dos conhecidos políticos.

 Mas não tema, pois na Nova Zelândia não tem problema, ou se tiver, provavelmente você vai saber antes, com tempo suficiente para sair da área ou se abrigar de forma segura. A Nova Zelândia tem um dos melhores sistemas de previsão e monitoramento de desastres naturais no mundo, e o governo diz ter vários tipos de planos de ação e evacuação, um para cada tipo de sinistro. De qualquer forma, mesmo com toda a tecnologia atual, ainda existem alguns que podem pegar gente de surpresa. Seja qual for o desastre, dificilmente será de grandes proporções como um furacão Katrina ou coisa assim, porque a população é pequena, e muito esparsa nas duas ilhas.

Terremotos acontecem diariamente, tanto na Ilha do Norte quanto na do Sul, mas todos com baixa magnitude. Dificilmente passam dos 4 pontos na escala Ricther, sendo que o maior de todos aconteceu nas cidade de Napier e Haasting no dia 3 de Fevereiro de 1931, matando 256 pessoas, e chegando a 7.8 de magnitude. Terremoto na Nova Zelândia, talvez seja um dos poucos desastres naturais que não pode ser previsto com antecedência, e apesar da maioria ser pequeno ou imperceptível, as chances de um grandão rolar está em aberto. Clique aqui e veja os terremotos que aconteceram hoje. Clique aqui e veja a deformação que a Nova Zelândia sofrerá nos próximos 4 milhões de anos por causa da briga entre as placas tectônicas (Pacífico X Austrália). Em 2010 e 2011 a cidade de Christchurch foi severamente danificada, matando 185 pessoas em um dos piores desastres no país. Em fevereiro de 2011, terremoto com magnitude 6,3 foi parte de uma série de outros na região de Canterbury da Ilha do Sul, após o terremoto de magnitude 7,1 em setembro de 2010.

Deslizamentos de Terra e Avalanches são constantes e são provocados tanto pelo acúmulo de neve nos Alpes, como por chuvas ou até mesmo pequenos terremotos no campo. A Nova Zelândia é muito montanhosa, e no campo sempre acontece um ou outro caso de deslizamento de terra que acaba em morte de um pastor de ovelhas ou com interrupções de estradas. Durante a temporada de esqui na neve, todos as estações de esqui possuem pessoal qualificado para detectar possíveis avalanches. Esse é um dos principais motivos para se usar somente trilhas marcadas, e não se aventurar em áreas desconhecidas da montanha. Clique aqui e veja os importantes deslizamentos ocorridos recentemente (escolha landslide).

Erupções Vulcânicas e manifestações termais são uma das características da Nova Zelândia, e existem 9 vulcões sendo alguns desses no mar ou submarinos. Sem dúvida nenhuma a maior erupção já ocorrida na Nova Zelândia foi a da Caldeira de Taupo, e que deu origem a toda Ilha do Norte há milhões de anos atrás. No entanto, a que matou mais gente, e ocorreu num período bem mais recente que Taupo, foi a do MT.Tarawera. Os vulcões White Island, Ruapehu, Nagauruhoe, e Taranaki, são constantemente vigiados pelos cientistas. Na Ilha do Sul, não existem vulcões ativos ou dormentes no momento. Já a cada dia e a cada hora, várias regiões termais (a maioria entre Rotorua e Taupo) proporcionam um belo espetáculo para os turistas (não percam).

Ciclones são frequentes, tempestades e ventos fortes que podem chegar a mais de 140 Km por hora, como aquele que atingiu Auckland em Outubro de 2005. Um ciclone em 1995 atingiu a Bay of Plenty causando  grande inundações, além de um mar completamente branco de espumas com ondas que chegaram a nove metros. No East Cape, um ciclone depenou as florestas da região, e acabou entulhando toneladas de troncos e galhos na praia. Ciclones são uma ameaça para a Nova Zelândia, pelo fato de causarem inundações em fazendas com perda de gado e de vidas, além de muitos desmoronamentos de pontes e desabamentos de estradas.

Um dos mais chocantes desastres ja ocorrido na Nova Zelândia foi o que aconteceu com o trem expresso número 949 que ia de Wellington para Auckland. Era véspera de Natal, 24 de Dezembro de 1953 e o trem transportava muitas famílias indo encontrar parentes etc. Na altura da cidadezinha de Waiouru, uma avalanche de Lahas (lama + cinzas vulcânicas + pedras = mistura como concreto mole) provinda da cratera do Vulcão Ruapehu, levou a ponte. Sem saber, por volta das 10:15 da noite, o trem mergulhou dentro do rio matando 131 pessoas, sendo que outras 20 jamais foram encontradas.

Local do acidente Monumento hoje no local

Esses desastres naturais ocorrem na Nova Zelândia muito esporádicamente, e não é por isso que você deixará de visitá-la. Durante 7 anos que residimos na Nova Zelândia, passamos por um Ciclone, e uma Erupção vulcânica que nos deu um banho de cinzas, sendo que nenhuma das duas ocorrências deu para assustar. Sendo assim, aproveite a New Zealand (enquanto ainda existe).

Resultado de um Ciclone no East Cape.

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.