Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Cidades

 Ilha Norte

  Auckland
  Bay of Plenty
  Coromandel
  Eastland
  Gisborne
  Hamilton
  Napier
  Northland
  Rotorua
  Tongariro N.P.
  Wellington
  Whakatane

 Ilha Sul

  Christchurch
  Dunedin
  Fiordland
  Glaciers
  Kaikoura
  Nelson & Picton
  Queenstown
  Wanaka

 

 

Link Patrocinado

Taupo

Click for Taupo, New Zealand Forecast

O Lago Taupo e a cidade de Taupo, estão dentre as paisagens mais bonitas da Nova Zelândia, típicas de cartão postal. Tanto a cidade como o lago que têm o mesmo nome, e ficam bem no centro da Ilha do Norte, à somente 45 minutos de carro de Rotorua, ou pouco mais de 3 horas de Auckland. A cidade é pequena com mais ou menos 21 mil habitantes, porém super hospitaleira e bonita, ficando bem na beira do lago. No lado oposto, outra cidade menor ainda chamada Turangi, funciona como uma base de saída para caminhadas e esqui na neve nos vulcões do Tongariro National Park. Em dias claros, o ar fica tão cristalino que a impressão que dá e de que estamos dotados de visão infinita.

Taupo como Rotorua, também é cheio de atividade vulcânica. Nas imediações da cidade, a reserva de Wairakei (foto) é aberta a visitação com muitas manifestações termais e cheiros interessantes. Orakei Korako, é outra reserva termal, com outros atrativos, incluindo um dos maiores Terraces no mundo. Waimangu, é o maior parque em extensão, e conta com o maior lago de água fervente no planeta, além de linda vista do Vulcão Tarawera. Toda a ilha do Norte foi formada a partir de uma gigantesca erupção classificada oficialmente como cataclísmica ou no último grau na escala geológica de erupções. O Lago Taupo em si, é a maior cratera existente em toda a Nova Zelândia, sendo do tipo caldeira (crateras são classificados em Cones ou Caldeiras) e apesar das águas serem bastante frias, no fundo ainda existem muitos fumarolas, ou rachaduras que cospem fogo, gases e vapor. Taupo produziu a maior erupção vulcânica ocorrida no mundo nos últimos 5000 anos, e só existe uma certeza entre os especialistas...é que vai entrar em erupção novamente, só não se sabe quando, ou em que proporção, mais sabe-se que Taupo tem o potencial de destruir toda a Ilha do Norte. Enquanto isso não acontece, a gente aproveita esse lugar que é absolutamente fantástico.

Tem um mundo de coisas para fazer tanto na cidade quanto no lago. Na cidade, restaurantes, Boates, Spas de águas quentes, lojas de artigos e artesanatos Maori, além de excelentes hotéis e albergues, garantem uma tranquila estada para os que querem curtir a cidade com ou sem aventuras. A Huka Falls, (foto), fica só a 10 km de Taupo, e é acessível por deficientes em cadeira de rodas. O volume d'agua, a cor da agua e a maneira que ela cavou passagem dentro de uma garganta impressiona, e vale a pena a visita (que é grátis). Mas se seu caso for de emoções, o Huka Jet te leva para passeios de 30 minutos pelo rio, que finaliza com um 360 bem na frente da cachoeira. Outro tour com boa dose de Adrenalina é o Rapid Jet, que navega por corredeiras e gargantas estreitas. Na cidade, campos de golfe com uma grama imaculada estão à disposição dos que gostam do esporte, e todo o material pode ser alugado na entrada. Um jogo de golfe bastante divertido, e que vale uma boa grana pra quem acertar a bola na caçapa, é um que fica no alto da margem do lago. Tem-se que acertar a bola no buraco que localizado num gramado flutuante no meio do lago. Outros atrativos não radicais, são as caminhadas que dão em belas cachoeiras e atravessam pontes pelo meio da mata. Para os que gostam de aprender e de museus, o Volcanic Activity Centre, tem maquetes interessantes que simulam e ensinam sobre os  Tornados, Erupções, Terremotos, o encontro de placas tectônicas e muito mais.

O Lago Taupo, é famoso pelas pescarias de Trutas, mas também tem muitas outras coisas para fazer. Para os mais abonados e que curtem uma coisa mais tchan, Cruzeiros em barco de luxo no lago saem passeios diurnos e noturnos com deliciosa comida e serviço de vinho a bordo. Passeios em barcos menores e mais baratos também são oferecidos para aqueles com orçamento limitado. Excursões em Kayaks, são oferecidas por várias operadoras, tem um muito interessante que vai até uma parte do lago sagrada para os Maoris, onde rochas foram esculpidas com motivos e caras. O Lago tem águas cristalinas, sendo muito bom para remo, esqui aquático, ou para um simples visual de cima, rebocado de para-quedas por uma lancha. Quando tem vento, muitos barcos à vela navegam alegremente pelo lago. Todos esses atrativos estão ao serviço do turista por preços razoáveis. Mas se a grana estiver curta, ou você for do tipo herói, pode nadar no lago a vontade, mas vamos logo avisando que a temperatura da água mesmo no verão é para pinguim, e no inverno você só não será confundido com um bloco de gelo por descuido. Viajando-se de carro ao redor do lago, e entrando em um dos vários lindos locais para picnics, o incauto turista não irá demorar a reparar que se andar um pouco pela areia, vai encontrar um monte de pedras "pomis" (pumice stone). É Isso mesmo que você está pensando. São aquelas pedras brancas que bóiam como côc..digo, rolha, e que têm aos montes nas margens do lago. São muito boas para tirar casca grossa do pé, limar calos, lixar a unha, e em última estância, podem ser usadas como ralador de queijo (conforme devidamente testado durante um acampamento).

No outro lado do lago a pequena cidade de Turangi (pop 3500), é uma boa base para passeios no Tongariro National Park (onde estão os Vulcões e Estações de Esqui). A cidadezinha é pequena porém muito gostosa e bonita, e tem uma espécie de Museu da Truta, o National Trout Centre onde pode-se ver trutas dentro de um grande tanque. Lojas nas imediações durante os meses de inverno alugam todo o material para esquiar na neve por preços mais baixos do que lá em cima da montanha. Na pequena Marina que tem antes de Turangi, pode-se alugar barcos de alumínio a motor para passear ou pescar no lago. Tem uns lugarzinhos onde a mata verde encontra as águas azuis, cujo contraste é espetacular. Não custa lembrar que uma licença de pesca (NZ$ 18 por pessoa) se faz necessária caso você queira pescar truta no lago. Em média, elas tem 2 quilos, e as melhores épocas são: Fevereiro e Março onde predominam a Truta tipo "Rainbow". Em Agosto e Setembro a "Brown" Trout. Não me lembro da época que fomos, mas não pescamos nada. Talvez pelo motivo de ter sido nossa primeira pescaria em lago, reconhecemos nossa total falta de conhecimento sobre pescarias de trutas. O restaurante da esquina mostrou-se solícito em acabar com nossa frustração, e de qualquer forma, valeu pelo passeio, pela vista, e pelo fato de se estar no grande e belo Lago Taupo.

Rapid Jet

Bungy Jump

Kayak no lago

 Passeios nos Vulcões

Atrações Turísticas de Taupo

Distancias rodoviárias de Taupo até:

Auckland 279 Km 4 Horas
Rotorua  82 Km 1 Hora
Napier 139 Km 1 Hora e 45 min
Hamilton 154 Km 2 Horas e 10 min
Wellington 368 Km 5 Horas e 10 min
Turangi 30 Km 40 minutos
Tongariro (final do NP) 144 Km 2 Horas
Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.