Desde 2002

Seu Guia para Viajar, Trabalhar, Morar ou Estudar na Nova Zelândia

  Nova Zelândia

Home  Mapa do Site   Anunciar

  English
  Español
Nova Zelândia Cidades Estudar Turismo Trabalhar Onde ficar Vistos Diversos
Tópico: Estudar
  Guia de Cursos
  Agentes de Estudo
  Sistema de Ensino
  Estudar High School
  Estudar Inglês
  Estudar Vocacional
  Universitário-Pós
  Cursos p/ Imigrar
  Custos de Estudar
  Como se Aplicar
  Problemas
  Estudo F.A.Q.

 

 

Link Patrocinado

 Reconhecimento
de Cursos na
Nova Zelândia

  Reconhecer Cursos e Nível de Inglês na NZ: O Teste IELTS é o sistema de medição oficial do nível de Inglês tanto para a pessoa que queiram se aplicar para uma imigração, quanto para os que querem efetuar um curso secundário, vocacional, ou universitário na Nova Zelândia. Estes testes podem ser feitos em escolas credenciadas em qualquer parte do mundo. Algumas escolas aceitam a pontuação do teste TOEFL que deve bater com o equivalente exigido no IELTS. Em certos cursos secundários e vocacionais, certificados ou resultados de um curso de Inglês podem ser aceitos ou não. Para quem não tem IELTS, o que algumas escolas fazem é um teste próprio para lhe avaliar, porem politécnicas e universidades do governo tendem a exigir resultados de um IELTS como requerimento de inscrição. Se for estudar Inglês, um teste interno será aplicado no início do curso para saber em que turma (nível) vai entrar na escola.

Cursos Secundários na NZ além de uma comprovação que o candidato tem inglês mínimo para entender alguma coisa da aula ( como por exemplo ter estudado Inglês na escola), também será pedido o histórico escolar traduzido (juramentado). Notas passadas não importam muito porque na Nova Zelândia o sistema secundário tem um julgamento diferente. O mais importante é saber se seu país aceita e reconhece o curso feito na Nova Zelândia. No Brasil, para ser reconhecido, o secundário efetuado na NZ ele terá que ser aceito pelo MEC para averbação de notas no curriculum escolar do aluno. Por isso, existem as matérias básicas que o MEC exige que tem que ser efetuadas na escola da Nova Zelândia. Cursos Secundários completados na Nova Zelândia, são aceitos na Austrália, EUA e alguns países da Europa. E no caso da Austrália podem inclusive permitir entrada direta nas suas Universidades e cursos técnicos.

Cursos Vocacionais na NZ normalmente não é exigido diplomas de cursos efetuados previamente. Só o nível mínimo de Inglês é observado. No entanto, uma escola ou outra mais exigente, pode requerer um comprovante de conclusão do segundo grau. Os cursos vocacionais concluídos na Nova Zelândia, são aceitos na Austrália, mas dependendo do curso, e por razões  políticas ou técnicas, podem não ser reconhecidos em outros países. Por exemplo, farmácia, enfermagem, eletricista, encanador etc. O melhor é se informar e procurar no Brasil (por exemplo o SESC) ou o órgão encarregado no seu país, para saber se há acordos de reconhecimento mútuo. Cursos vocacionais efetuados na Nova Zelândia são aceitos pela maioria das universidades da Nova Zelândia e Austrália, e possibilitam acesso direto para complementação dos estudos, mas o recebimento de créditos fica a critério de cada uma. O mercado de trabalho da Austrália também reconhece os cursos técnicos feitos na Nova Zelândia pois trabalham com os mesmos sistemas e padrões. Mas veja que para ter a licença de trabalho e o registro pode ser diferente em cada país e até em cada estado da Austrália. 

  Para os Cursos Universitários e Pós Graduação na NZ, as Universidades pedem um resultado do teste IELTS além do histórico escolar com carga horária traduzida (juramentada). Se o candidato nunca cursou uma universidade mas já acabou o Segundo Grau, as matérias cursadas serão analisadas para saber se o aluno terá condições de entrar. Caso não seja, eles oferecem um curso chamado "Foundation" que é para o candidato fazer uma equivalência os estudo deles. Para quem já está cursando uma universidade, basta o resultado do teste de Inglês e das matérias cursadas  traduzidas. Para quem já terminou uma universidade, e deseja efetuar um Pós Graduação, é exigido o Inglês mais os resultados traduzidos. Note que as notas não são o fundamental, o que eles querem saber mesmo é sobre a grade do seu curso e as disciplinas que fazem parte. Caso uma ou outra não faça, você poderá completar essas matérias durante o curso, mas isto fica a critério da universidade. Alguns cursos de  Pós Graduação tem requerimentos para entrada ( tipo os de  medicina, direito etc), outros são abertos a qualquer um que tenha o curso universitário completo. Para certos tipos de Pós é possível entrada direta, como por exemplo alguns de informática. Já outros como Odontologia ou Engenharia Civil, há necessidade de cursar os alguns tópicos para se adaptar às normas locais. As universidades lhe darão todos os procedimentos do que você deve fazer para cursar, basta entrar em contato com eles por email. Cursos Universitários efetuados na Nova Zelândia são reconhecidos na Austrália, EUA e parte da Europa. Para outros países, existem acordos entre Universidades, onde uma reconhece diretamente o curso dado pela outra sem a necessidade de avaliações o que facilita bastante. Muitos cursos terciários efetuados na Nova Zelândia não são reconhecidos automaticamente no Brasil, e necessitam de aprovação dos órgãos competentes para o profissional ser reconhecido e obter licença para trabalhar.

  Dica para estudo: Se você for fazer um curso na Nova Zelândia e sua intenção for de trabalhar na profissão em seu pais de origem, procure primeiramente saber em sua universidade ou departamento profissional relevante, se aceitam e reconhecem o dito cujo efetuado em outro país. Você pode pedir para a Universidade ou curso NZ, que lhe envie o currículo e descrição do curso a ser efetuado, para submetê-lo aos órgãos competentes encarregados do reconhecimento desses cursos. Se aceitarem, ótimo, senão provavelmente terá que efetuar parte dele novamente em seu país.

Dica para imigração A primeira providência que alguém que pretende imigrar ou trabalhar na Nova Zelândia tem que fazer, antes mesmo de se aplicar oficialmente para a imigração, é ter seu curso(s) reconhecidos pelo NZQA. Para isso deve ter o diploma, bem como todo o histórico escolar, incluindo horas estudadas em cada tópico do curso, submetidas ao ele através de cópias autenticadas, depois de serem traduzidos os documentos (tradução juramentada), e de preferência por um tradutor credenciado pela Embaixada ou Consulado do seu país.

Nota: exemplo da tabela de equivalência de IELTS para  TOEFL: 

Level

IELTS

TOEFL

E-TOEFL

Elementary

-

0-300

0-40

Lower Intermediate

2-4

300-425

40-113

Intermediate

4.5-5.0

425-475

113-150

Upper Intermediate

5-6

475-525

150-195

Advanced

6-8

525-575+

195-233+

Google Web Portal

 

 

 

 

 | Termos de uso Privacidade | Quem somos | Consultoria | Curriculum Vitae | Anunciar | Contatos |                                     

© Portal Oceania.com - Todos os direitos reservados - É vetada a reprodução de textos e fotos sem autorização.